Instruções de Instalação do Design Floor Click

ANTES DA INSTALAÇÃO

Antes de iniciar a instalação, deverá ler atentamente as instruções e segui-las nos decorrer dos trabalhos.
A garantia não será válida se o pavimento não for aplicado de acordo com as instruções.

Antes da instalação, o pavimento deverá ser desembalado e armazenado em superfície plana durante pelo menos 48 horas na divisão onde vai ser instalado para aclimatação. Certifique-se que as pranchas ou mosaicos ficam distribuídos pelo chão de modo a não ficarem mais do que 4 ou 5 uns em cima dos outros. O pavimento deverá ser instalado com uma temperatura mínima de 18º C e máxima de 27º C.

Antes da instalação, verifique sempre todas as pranchas à luz do dia de modo a poder detetar eventuais defeitos ou discrepâncias na cor ou no brilho.

As pranchas com defeito ou danificadas não devem ser instaladas. Se as instalar, poderão não ser cobertas pela garantia. Verifique se a lingueta e ranhura do perfil click estão limpas e sem danos. Para melhores resultados, aconselhamos misturar sempre pelo menos duas embalagens ao instalar para evitar repetições de padrão. É também preferível usar material do mesmo lote na mesma divisão.

FERRAMENTAS RECOMENDADAS

- Vassoura e/ou aspirador
- Fita métrica
- Lápis
- Esquadro e régua
- Xis-ato
- Martelo de borracha

PREPARAÇÃO DO SUB-PAVIMENTO

A superfície abaixo do pavimento deve ser preparada com antecedência suficiente para garantir uma instalação bem sucedida. Especificamente, deve estar limpa, seca, lisa, firme, nivelada, sem pingos e sem contaminantes como gordura, óleo ou químicos.

Se não estiver seguro quanto à qualidade da superfície na qual o pavimento vai assentar, consulte o seu fornecedor, que poderá recomendar primários ou niveladores adequados.

INSTRUÇÕES GERAIS DE INSTALAÇÃO

O Design Floor Click é um pavimento “flutuante”. Nunca cole ou fixe as pranchas à superfície base.

Em toda a volta da divisão, deixe 0,5 cm de espaço entre o pavimento e a parede.

A instalação pode ser feita em divisões ou superfícies até 400 m2 sem juntas de dilatação. Para superfícies com comprimento ou largura superior a 20 m ou em que a superfície total exceda os 400 m2, recomendamos uma junta de dilatação de pelo menos 1 cm.

O sistema Moduleo Click permite-lhe unir os painéis de duas formas diferentes: lingueta-ranhura ou ranhura-lingueta. No entanto, a forma mais simples é ranhura-lingueta. A vantagem do sistema Moduleo Click é permitir-lhe escolher a forma como inicia. Além disso, pode trabalhar da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, conforme lhe for mais conveniente. Dependendo da direcção em que estiver a trabalhar, é aconselhável começar de um canto ou de uma porta. É recomendável começar pelo lado da ranhura da peça em direcção à parede e trabalhar da esquerda para a direita.

Deverá medir a divisão cuidadosamente de modo a determinar o eixo central a partir do qual a primeira fila será delineada. Verifique também se a primeira fila de peças precisa de ser ajustada. Se não for necessário, deverá cortar a aba inferior das peças a usar na primeira fila. Use um xis-ato para um corte preciso.

Comece por colocar a primeira fila a partir do canto da divisão do seu lado esquerdo, estando de frente para a parede. Trabalhe sempre da esquerda para a direita e com a lingueta virada para si.

Coloque a primeira fila em linha reta e faça click nas extremidades alinhadas. Coloque o lado mais curto do perfil na extremidade do painel anterior e pressione o painel para baixo. É recomendável o uso de um martelo de borracha para unir as extremidades e as juntas se unirem na perfeição.

Continue a aplicar a primeira fila desta forma até à última peça. Vire o painel 180º com o lado visível para cima, coloque-o ao lado da primeira fila e marque a distância correta. Depois corte a peça marcada e coloque-a da mesma forma como fez anteriormente.

Ao cortar a peça com um xis-ato, certifique-se que corta a camada de desgaste antes de separar a peça.

Para um aspeto natural e bonito, aconselhamos que use a peça que sobrou da primeira fila como primeira da fila seguinte, desde que esta tenha pelo menos 1/3 do comprimento total da peça. Deverá tentar fazer o mesmo para as filas seguintes.

Faça a segunda fila da mesma forma como a primeira: comece pelo lado esquerdo e deslize a ranhura da peça por baixo num ângulo de 25º sobre a lingueta da fila anterior e faça click entre a ranhura e a lingueta baixando a prancha enquanto empurra com firmeza na direção da fila anterior. Depois coloque a segunda peça deslizando a ranhura num ângulo de 25º sobre a lingueta da fila anterior, coloque o canto esquerdo encostado à peça anterior já instalada, e coloque o lado curto do perfil da peça já instalada. Empurre para baixo e em frente. Use um martelo de borracha para unir as extremidades com segurança. Repita a operação até chegar ao final da fila.

Para instalar a última fila normalmente precisará de estreitar as peças. Para isso deve colocar um painel por cima da fila anterior com a ranhura virada para a parede, colocar outro painel virado ao contrário em direção à parede e marcar a parte de baixo. Deve cortar o painel de modo a encaixar na última fila com o tamanho exato.

Os batentes de porta e tubos de aquecimento também precisam de ser individualmente contornados. Em primeiro lugar deve cortar a peça no comprimento certo. Depois coloque-a ao lado do objecto e desenhe corretamente o contorno. Corte então a peça à medida. Os batentes de porta podem também ser retirados e novamente colocados por cima do pavimento.

CUIDADOS E MANUTENÇÃO

Parabéns! Acabou de instalar um pavimento Moduleo Click. O seu novo pavimento foi produzido de acordo com a mais rígidas normas de qualidade e desfrutá-lo durante anos na sua casa. Embora os pavimentos Moduleo sejam dos pavimentos mais fáceis de limpar e manter, deverá seguir algumas recomendações aqui fornecidas de modo a otimizar a protecção do acabamento de fábrica e manter o pavimento com um aspeto novo.

Manutenção preventiva

1. Obter bons tapetes de entrada, que não sejam de borracha, de modo a impedir a entrada de grandes quantidades de sujidade.
2. Colocar feltros nos pés do mobiliário. Os rodízios das cadeiras não devem ter borracha.
3. Para manter o pavimento com um bom aspecto, este deve ser impo (pelo menos uma vez por semana) com aspirador ou mopa. No caso de utilização intensiva deve-se aumentar o número de limpezas semanais.
4. Não aplicar produtos de limpeza agressivos que podem danificar o pavimento.
5. Não deixar animais de estimação com unhas compridas circularem pelo pavimento. As unhas podem danificá-lo, provocando riscos na superfície.
6. Saltos altos finos também podem danificar o pavimento, pelo que se deverá ter especial cuidado.
7. Evitar uma longa exposição à luz solar direta. Deve-se fechar cortinas ou estores nas horas de pico solar de modo a minimizar o efeito da luz solar direta. A maior parte dos pavimentos perde a cor sob efeito da luz solar direta. Para evitar discrepâncias de cor, devem-se mudar eventuais coberturas do pavimento de sítio com alguma regularidade. As temperaturas elevadas também não são benéficas para os pavimentos elásticos.

Manutenção regular

1. As manchas de alimentos devem ser removidas o mais rápido possível com um produto líquido vinílico. Não é recomendado o uso de produtos de limpeza em pó, detergentes em óleo ou líquidos de limpeza. Deve ser aplicado um produto biodegradável vinílico, pois não deixa resíduos nem precisa de ser enxaguado com água.
2. Eventuais riscos podem ser retirados com um produto líquido vinílico.
3. Caso o pavimento se encontre sujo, pode ser limpo com um produto líquido vinílico, de acordo com as instruções na embalagem. Para remover manchas difíceis pode ser necessário aplicar um polimento extra. Ao limpar o pavimento, deve-se sempre aspirar ou varrer antes para remover a sujidade e partículas soltas. Não é recomendada a utilização de misturas de produtos de limpeza com produtos de acabamento com vista à obtenção de melhores resultados.
4. Não devem ser aplicadas ceras no pavimento Moduleo. A superfície dos pavimentos Moduleo encontra-se isolada e é não-porosa. Assim, a cera não irá penetrar e irá atrair partículas de sujidade. Esta característica da superfície garante toda a proteção necessária contra o desgaste e a sujidade. Deve-se utilizar apenas um produto vinílico de limpeza e polir apenas quando a utilização do pavimento for muito intensa e se a sua aparência demonstrar deterioração com o passar do tempo. O pavimento Moduleo é de fácil manutenção, embora se possa optar por aplicar uma camada extra de polimento vinílico de quando em quando de forma a conseguir uma melhor proteção do pavimento e o reavivar das cores.
5. Caso surjam riscos profundos por acidente no pavimento, pode ser necessário substituir as peças afetadas.
6. No caso de riscos menos profundos devido a uma utilização normal, é aconselhável a aplicação de uma ou duas camadas de acabamento vinílico mate.
7. Deve consultar o seu fornecedor caso algum problema persista ou caso tenha dúvidas acerca da manutenção do pavimento.

Resolução de Problemas

1. Aplicar gelo para a remoção de resíduos de pastilha elástica, cola, lápis de cera, cera de velas e substâncias similares, de forma a que fiquem suficientemente quebradiços para serem removidos com produto de limpeza.
2. Marcas profundas de rodízios, rodas, etc., devem ser retiradas com esfregão verde com esponja humedecido em líquido de limpeza vinílico passando depois ao tratamento do pavimento com polimento. 3. Para remover manchas moderadas a profundas, provocadas pela permanência de água ou outros líquidos por muito tempo na superfície, deve-se retirá-las com líquido de limpeza vinílico passando depois ao tratamento do  pavimento com polimento.
4. Para remover manchas escuras provocadas por tintas ou outros químicos, deve-se passar com esfregão verde com esponja humedecido em líquido de limpeza vinílico passando depois ao tratamento do  pavimento com polimento. Caso não seja suficiente terá que se proceder à substituição do painel.
5. Para remover manchas deixadas por resíduos deixados por bebés ou animais de estimação deve-se limpar com líquido de limpeza vinílico passando depois ao tratamento do  pavimento com polimento.
6. Para remover queimaduras de cigarro, desde que não sejam muito profundas, deve-se passar com esfregão verde com esponja humedecido em líquido de limpeza vinílico, passando depois ao tratamento do  pavimento com polimento. Caso as queimaduras sejam muito profundas terá que se proceder à substituição do painel.

TERMOS E CONDIÇÕES DA GARANTIA

Duração
A IVC NV, fabricante deste pavimento, dá garantia dos seus produtos, a partir da data de fabrico, para qualquer defeito de produção oculto que possa encurtar a durabilidade do produto.

O período de garantia é de, no mínimo, 15 anos para produtos em conformidade com a norma EN 649.

Aplicação
A garantia aplica-se aos produtos usuais de 1ª escolha (i.e. exclui os de 2ª escolha).
Tendo em conta a desvalorização do produto, é aplicado um coeficiente com uma percentagem fixa nas compensações por danos em proporção ao período que entretanto decorreu, sendo apenas aplicado ao valor inicial do pavimento e diminuindo até zero aquando do termo do período de garantia. Serão rejeitadas quaisquer reclamações relacionadas com mão-de-obra e materiais de preparação e instalação do pavimento.

Condições
O produto deve ser aplicado por um especialista e de acordo com as recomendações do fabricante. A manutenção deve ser efetuada de acordo com os conselhos do fabricante conforme descrito nas indicações de Cuidados e Manutenção.

A utilização deve corresponder às condições previstas na classificação europeia (EN) dos espaços. O pavimento deve ser protegido dos vincos provocados pelo mobiliário ou outros elementos com pés pontiagudos ou extremidades aguçadas. Recomenda-se a aplicação de protetores plásticos ou em feltro.

Exclusões
A garantia não poderá ser aplicada nas seguintes situações:
- por danos provocados durante o transporte indevido (não contratado para a entrega);
- por danos causados durante o armazenamento ou na aplicação de tratamento antes do assentamento;
- por danos devidos a uma utilização abusiva (segundo classificação europeia (EN));
- devido à ausência de proteção do pavimento (tapetes de entrada, proteção de pés dos móveis, isolamento de portas de entrada, etc.) quando considerado necessário;
- por danos resultantes de uma incorreta instalação ou má preparação da camada de base;
- por danos causados por materiais pontiagudos ou aguçados (tais como unhas de animais);
- por danos causados pela presença de humidade por baixo do pavimento;
- devido a manchas provocadas por bases de tapete ou outros elementos em borracha ou látex;
- devido a pequenas variações na cor, forma ou textura do pavimento em relação a amostras ou imagens na brochura;
- por descoloração do pavimento relacionada com o transporte ou devido a este;
- devido a danos causados pela movimentação de mobiliário sem a devida proteção;
- quando não foram aplicadas as recomendações de manutenção do fabricante.

Compensação por Danos
Apenas poderá ocorrer compensação por danos após a confirmação e justificação dos danos pelos nossos serviços técnicos, dentro do período de vigência da garantia e na apresentação da fatura original de aquisição do produto.

Os nossos serviços técnicos irão determinar as condições para a resolução do problema, tais como as superfícies afetadas e os trabalhos a efetuar, bem como as condições para a devolução do pavimento caso seja considerado necessário.


Voltar
               
        

 Empresa aderente:

     

CONTACTOS
R. da Vinha do Alto nº2
Bairro da Areia Apartado 13
2101-901 Coruche

Tel. 243 610 340
Fax 243 610 344
E-mail: geral@sitaco.pt

Coordenadas GPS :
    N 38°57’56”
    W 08°31’26”
  © 2011 Sitaco, Sociedade Industrial de Tacos de Coruche - Todos os direitos reservados